sábado, junho 17, 2023

Notícia - Ministério Público acusa administrador de Londrina de se aliar a varejista local para impedir chegada de rede dos EUA.

O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti(PT), o secretário municipal de Obras, Aloysio Crescentini de Freitas, e o grupo Irmãos Muffato receberam uma notificação do Ministério Público do Paraná, por improbidade administrativa, na 3° fase de ação de notificação na 3° Vara Cível de Londrina, onde estão sendo acusados de conluio com o poder público para impedir a entrada da rede Wal-Mart na cidade. Os promotores Renato de Limna Castro e Leila Schimiti Voltarelli, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, denunciam o prefeito e o secretário de Obras por um esquema do "público com o privado" com o grupo Muffato na "violção aos princípios de livre concorrência e livre iniciativa". Em 2003, o grupo Wal-Mart anunciou o interesse em uma terreno em Londrina, o prefeito anunciou o terreno como de utilidade pública e declarou que a empresa não se instalaria na cidade para não promover prática comercial predatória. Renato de Lima Castro e Leila Schimiti Voltarelli sustentam que ficou claro que as medidas do prefeito de Londrina e do seu secretário de obras, eram para garantir uma reserva de mercado para o grupo MUffato Em 2012, por conta da pressão popular e de organizações civis para que os vereadores de Londrina revogassem a chamada lei da Muralha(Lei Municipal nº 9.869/2005). Tal lei initerferia na livre iniciativa, beneficiando uma única empresa e impedindo o desenvolvimento econômico na região. Na mesma época, o vereador Roberto Fú(PDT) acusou um dos sócios do grupo Muffato, inclusive o empresário Anderson Fernandes, de oferecerem propina para que o vereador desistisse do projeto de lei que revogaria a Lei da Muralha. A ação corria em segredo da justiça, com a morte de Andrson Fernandes a ação foi trancada, porém a Lei da Muralha foi revogada, dando a possibilidade da rede catarinense Angeloni inaugurar a sua primeira unidade na cidade de Londrina, entretando, apos alguns anos a unidade fechou dando lugar a outra unidade do grupo Muffato.(referência - https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0806200711.htm /https://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Muffato.)

Nenhum comentário:

Notícia - Ministério Público acusa administrador de Londrina de se aliar a varejista local para impedir chegada de rede dos EUA.

O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti(PT), o secretário municipal de Obras, Aloysio Crescentini de Freitas, e o grupo Irmãos Muffato rec...